Eleição de representantes de turma - ESAR 2019


“Nas unidades da RJE, líderes entendem a própria autoridade como serviço que transforma a si mesmo, as pessoas e por meio das pessoas, a sociedade; uma liderança que ajuda a comunidade, a crescer em Cristo. (PEC,52)”

Inspirados pelo que nos é predito no PEC e visando o protagonismo juvenil, a ESAR está fomentando a participação ativa dos educando na eleição de seus líderes de turma como um exercício da própria cidadania e já servindo como um ensaio para a sua atuação como ser social que elege seus representantes pelo ato democrático do voto.

Este processo dá-se de forma dupla, pois ao mesmo tempo em que preparam-se os educandos para exercerem o voto consciente também preparam-se aqueles que concorreram à vaga de representantes de turma, tendo em vista sempre a perspectiva da liderança nos moldes inacianos.

A organização deste pleito deu-se em alguns momentos específicos, inicialmente fora traçado um perfil do líder que se almeja dentro de uma escola da Companhia de Jesus, em um segundo momento este perfil foi apresentado aos professores que foram convidados a pensar e indicar os alunos que pudessem se enquadrar em tal perfil.

Após serem indicados, os educando foram convidados a participar de rodas de conversa sobre lideranças, e lideranças inacianas e a partir daí dar-lhes um norte na atuação enquanto líderes; deste modo vale ressaltar que a preparação dos mesmos não termina na eleição,mas se seguirá com encontros mensais para formação e debates sobre o modo de liderar, bem como assuntos que sejam pertinentes à atuação dos mesmos na própria escola.

O pleito se dará no dia 29.03 (sexta-feira) na própria escola e este ato contará com o apoio do TRE-PI que cederá as urnas eletrônicas para realização do mesmo. Estarão envolvidas na eleição as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Após a eleição os mesmos serão empossados pela direção da escola e respectivas coordenações em ato solene, donde receberão das mãos das mesmas certificados que lhes conferirão legitimidade, perante a entidade, para o exercício da função.

Comente!