Webinar: Educacao Jesuita em Tempos de Travessias e Incertezas


Dentre as estratégias colocadas em prática pela Escola Santo Afonso Rodriguez em preparação para o retorno às aulas presenciais, destacamos os vários momentos de Formação de todas as nossas Equipes. Nesse sentido, no último sábado, dia 20, iniciamos um ciclo de reflexões sobre temas que têm nos provocado neste período de isolamento social. Nesse dia, docentes e equipe técnico-pedagógica participaram de uma webinar intitulada de “Educação Jesuítica em tempos de travessias e incertezas”, mediada por Ir. Raimundo Barros, SJ, Presidente da Rede Jesuíta de Educação (RJE).

Neste momento formativo tivemos a oportunidade de estar junto e refletir com outros membros desta mesma RJE de diversas que realidades, mas que no momento presente experimentam dos mesmos desafios e vitórias semelhantes; cada um a seu modo e considerando seu lugar de fala.

Para Rosemere Impéres (Diretora Geral) “foi um excelente momento de revisão sobre a vida, sobre as travessias que a pandemia tem nos forçado a fazer e sobretudo acerca das rupturas e deslocamentos que temos que experimentar a partir de agora. Registramos a alegria da partilha. Valeu muito à pena”.

Nas palavras do professor Murilo (Matemática) “foi tempo propício para a reflexão e abertura para ressignificar as formas como observar os momentos que estamos vivenciando e percebe-los como uma janela de crescimento pessoal e comunitário para melhor desempenhar as atividades presenciais quando retornarmos a elas. Tendo vivenciado tantas dificuldades e refletindo sobre elas para poder tirar daí elementos que ajudem a crescer melhor servir”.

Dentre os muitos elementos pontuados na fala de Irmão Raimundo Barros ressaltamos a “necessidade de estarmos abertos para o novo, para realizar as travessias e não apenas neste momento em que vivenciamos esta pandemia, mas valoriza-la; pois deveremos considerar que o fazer da pedagogia inaciana parte da experiência que fora vivenciada e daí desdobram-se os outros elementos”.

Continuemos realizando nossas travessias com coragem e percebendo por quais caminhamos estamos realizando estes movimentos e especial quais experiências colhemos em todo este processo para que possamos guardar em nosso baú os aprendizados desta travessia.

Comente!