Texto: Márcio Danilo, Pastoralista
Entre os dias 15 e 17 de janeiro, a Escola Santo Afonso Rodriguez promoveu um retiro inaciano que reuniu educadores para momentos de reflexão, oração e reencontro espiritual. Com o tema “Que vida nova é essa que agora começamos? ”, inspirado em Santo Inácio de Loyola. O retiro foi uma oportunidade de aprofundar a experiência de vivência espiritual e alinhar propósitos para o ano que se inicia.
O encontro, marcado pela espiritualidade inaciana, ofereceu espaços para o silêncio, a oração pessoal e o discernimento, proporcionando aos participantes uma pausa em meio às demandas do início do ano letivo. A atividade reforça o compromisso da Escola Santo Afonso em promover a formação integral, alinhada às diretrizes do Projeto Educativo Comum (PEC).
Uma das participantes, a professora de matemática Iuska Natasha, compartilhou seu depoimento sobre a experiência:
“Participar do retiro inaciano foi uma experiência de (re)conexão com Deus e comigo mesma. Uma oportunidade de desacelerar, em meio às demandas de início de ano letivo, e poder me realinhar diante do ano que está iniciando. Poder sentir o chamado de Deus para minha vida e de que forma posso entregar o meu MAGIS para Deus. Foram momentos de relaxamento, de entrega e confiança para conseguir
ouvir o que Deus tem a me pedir e qual a minha oferta nas obras de Deus. A sensação é de conforto e consolação, sabendo que há um Deus misericordioso, que estará sempre perto para me fortalecer, me ajudar e me sustentar. Sinto-me renovada e pertencente ao chamado de Deus para minha vida. ”
O retiro representa o compromisso da escola em cultivar a espiritualidade entre seus educadores, inspirando-os a viver e promover o MAGIS — o mais e o melhor para Deus e para o mundo. Esses momentos de introspecção e partilha são essenciais para fortalecer a caminhada espiritual e pedagógica da comunidade escolar.
Com o lema do Ano da Esperança, “Peregrinos da Esperança”, proposto pelo Papa Francisco, a Escola Santo Afonso reforça sua missão de formar pessoas conscientes, competentes, compassivas, comprometidas e criativas. Inspirados pelos ensinamentos de Santo Inácio e guiados por perguntas fundamentais como “Que fiz, que faço e que farei por Cristo? ”, os educadores saíram renovados e esperançosos para compartilhar essa vida nova com toda a comunidade escolar.