Em momento ímpar, pudemos comemorar na manhã deste dia 17.10 a passagem do dia dos/as professores/as, que deu-se no último dia 15.10. Contamos com a presença da maioria do nosso corpo docente.

Iniciamos com uma reflexão e acolhida feita por Ir. Jorge de Paula,SJ, que se trouxe presente o seguinte texto: “O mínimo que se exige de um educador é que seja capaz de sentir os desafios do tempo presente, de pensar a sua ação nas continuidades e mudanças do trabalho pedagógico, de participar criticamente na construção de uma escola mais atenta às realidades dos diversos grupos sociais” (NÓVOA, 1999).

Em seguido os docentes foram convidados a fazerem memória dos momentos que os marcaram dentro do ambiente da ESAR, desde sua chegada até o momento presente: os Professores Rômulo André e Evandro Marcos ressaltaram o momento em que chegaram à nossa escola como estagiários e o quanto foram marcados por esta situação, desde a acolhida até sua permanência neste corpo docente. As professoras Milena Lobato e Rayra Sayara relembraram os desafios externos que enfrentaram no dia em que fizeram seu teste seletivo e como isso as motivou a ir ainda mais longe e se esforçarem por manter este lugar no qual hoje se encontram.

Algo que fora uníssono entre os que partilharam fora referente à formação integral que os educandos levam consigo concluir sua formação na Escola Santo Afonso Rodriguez e como isso volta em outros momentos nos quais se é possível ter novamente contato com os mesmos em meio à sociedade.

A oração de agradecimento por esta missão fora conduzida pelo professor José Maria que nos relembrou da importância de sermos gratos pela missão que nos foi concedida pelo Deus da vida e que abraçamos com todo o afinco.

Com a “Canção da América” (Milton Nascimento) o professor Gustavo Cipriano homenageou os nossos educadores, lembrando sempre que esta amizade deve ser guardada e preservada para além das adversidades.

A todos os nossos docentes, o nosso muito obrigado pela sua doação e a todos aqueles que se dedicam à missão de ser professores as nossas sinceras felicitações todos os dias, pois o dia do professor não se resume a 15 de outubro, mas são todos os dias em que se despertar com o anseio de ajudar o outro a ser MAIS…