A ESAR participou pela primeira vez da DiONU que proporciona aos alunos de 9 ano até o Ensino Médio a experiência de uma simulação interna do processo de tomada de decisões da Organização das Nações Unidas (ONU). Composta por comitês de debates com temas de relevância mundial o evento é formado apenas por estudantes e cada um representa os interesses de um país. A DiONU teve seu início em 2019, neste ano ela aconteceu dos dias 25 a 27 de agosto. Para participar do evento foram selecionados dez alunos da ESAR entre a 1º e a 3ª série do Ensino Médio, os alunos escolhidos passaram por momentos de treinamento que segundo o professor de Geografia, Vicente de Paula, foram fundamentais para que eles perdessem o medo. “Muitos deles se sentiram nervosos, uma vez que, eles estavam achando que iam se expor muito, contudo essa parte na verdade ao entrar em contato com a atividade foi a parte mais simples. Durante todo o processo de preparação, a gente visitou cada um dos países, abordamos as particularidades no que diz respeito às relações entre os países e principalmente ao tema do evento.” explica Vicente.

        A atividade além de encorajar os estudantes, é também impulsionadora do protagonismo juvenil, como explica a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio, Cleidimar Costa. “Esse é um projeto que leva os estudantes, através do debate e do diálogo de uma defesa a uma representação juvenil. Ajuda a desenvolver o entendimento de cidadania global, como se posicionar diante de uma pessoa para outra com respeito e é um exercício de cidadania.” ressalta. A experiência é vista como um desafio para coordenação que incentivou os alunos a participarem, assim poderiam absorver aprendizados e levá-los para o resto da vida. “Eu estou muito feliz por eles aceitarem o convite, eles estão se desafiando e gostando, acredito que as sessões de debate têm gerado bastante animação e aprendizado para a vida, em qualquer profissão que eles forem, poderão exercer a diplomacia do diálogo e o entendimento de cidadão.” afirma Cleidimar.

Para os alunos, a experiência foi única e de grande contribuição intelectual. “Estou representando os Estados Unidos da América no comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNUR) e essa experiência foi uma das maiores que já vivi, a escola Santo Afonso está nos proporcionando isso e está nos ajudando. Nesses três dias conseguimos debater bastante e eu pude ter um conhecimento maior do que antes.” relata o estudante da 3º série A, Antônio Diogo Barbosa. Para Leandro Miranda, estudante do 1º ano B, esta é uma experiência que irá reverberar em sua trajetória. “Estou aqui representando a República da França no comitê da AGNUR e a experiência aqui, sendo nosso primeiro ano participando, está servindo muito para minha vida acadêmica e vai servir para minha vida profissional também, eu estou aprendendo muitas coisas novas aqui.” conclui o estudante.

O professor Vicente de Paula acredita que proporcionar aos alunos a participação nessa atividade contribuirá ativamente no desenvolvimento de suas oralidades, capacidade de construção de discursos e principalmente sua capacidade de construir relações diplomáticas entre as pessoas, como conversar, e encontrar soluções. “Além disso, eles entenderem o contexto histórico geográfico das relações mundiais, a geopolítica, é muito valioso para eles. Aprender o que envolvem essas relações, muito mais do que só um contexto econômico, mas também o contexto social e como isso impacta o mundo.” afirma o professor.