Na manhã desta sexta-feira (09) a Escola Santo Afonso Rodriguez sediou a inauguração da Usina Fotovoltaica Pe. Ilário Govoni que irá contemplar todas as obras da Companhia de Jesus na cidade de Teresina. Composta por mais de dois mil painéis solares, a usina se localiza na Escola Santo Afonso e teve seu projeto iniciado em 2019, tendo como principal objetivo produzir energia de forma sustentável e contribuir para a preservação da natureza. A diretora geral da Escola Santo Afonso, Rosemere Impéres, ressalta a importância desse momento dentro de um contexto de preservação ambiental. “A inauguração da Usina nos dá a certeza de que estamos colaborando para a realização do chamamento do Papa Francisco, tendo um cuidado com a casa comum e contribuindo não só em relação ao fator econômico, mas principalmente para a sustentabilidade, para o bem maior que é a preservação da natureza.” afirma.

Segundo o 6º relatório climático da Agência de Ciência Climática da ONU, publicado em 4 de abril de 2022, o uso de painéis solares ajuda na redução das emissões de gases do efeito estufa e melhora a qualidade do ar, trazendo benefícios à comunidade e ao meio ambiente. Esse benefício foi evidenciado pelo Provincial do Brasil, Pe. Mieczylaw Smyda, SJ, que ressaltou a importância dessa iniciativa para a Companhia de Jesus. “Para nós da Companhia de Jesus este investimento da rede de educação dos nossos colégios é fundamental para esta energia se tornar a energia da nossa segurança social e ambiental pois provoca em nós uma mudança de cultura. Uma mudança do olhar para com a natureza, a floresta e nossos ambientes.” afirma.

A cerimônia teve ainda a presença do Pe. Anselmo Geraldo do Nascimento Dias, SJ, superior e coordenador do Núcleo Apostólico do Piauí – NAP que falou sobre a importância da sustentabilidade e sua prática nas obras da Companhia de Jesus. Autoridades do Estado também estiveram presentes como o Exmo. Sr. Prefeito de Teresina Dr. Pessoa. Segundo Pe. Mieczylaw Smyda, SJ, ter a presença de representantes do governo ajuda a promover de maneira mais significativa a mudança na vida de todos. “Os governos e políticas públicas, tendo aqui presentes o secretário de Estado e o Prefeito, possibilita que se realize novas parcerias para promover uma nova cultura e um novo olhar nesta cidade, neste Estado, que é um olhar de mais cuidado com nosso planeta e para o futuro da juventude e de nossas crianças.” afirma. Em ato simbólico na cerimônia, Pe. Mieczylaw Smyda, SJ, realizou ainda a benção dos painéis solares.