Promover espaços de proximidade entre família e escola é essencial para uma boa aprendizagem e êxito no processo educativo. Sabendo disso, durante os dias 05, 06 e 07 de junho a Escola Santo Afonso Rodriguez recebe pais e mães para o primeiro Diálogo Ampliado de 2023, um momento em que serão entregues os resultados das atividades e provas do primeiro trimestre. Nesta ocasião os professores puderam conversar individualmente com cada responsável sobre o desempenho do estudante.

O final do primeiro semestre de 2023 está próximo e com as férias vindo aí é chegado o momento de avaliar como foi a aprendizagem dos nossos alunos durante este período, por isso nas manhãs desta segunda, terça e quarta-feira, e tarde de quarta-feira a ESAR abriu as portas para receber pais de alunos do 1º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.

Na oportunidade foram entregues as avaliações do I trimestre e promovido o diálogo com professores, SOE, AEE e Coordenação Pedagógica. Este dialogo e proximidade é fundamental para promover o desenvolvimento ideal dos estudantes. Por isso, estes momentos estão sendo retomados.

“Esse momento é muito importante, principalmente por ser o primeiro contato com os pais pós pandemia (…) excepcionalmente para as turmas do 1º ano porque são alunos novos e então alguns pais, que não tinham filhos na escola, têm o seu primeiro contato com a gente(…). Então é muito bom, em virtude da conversa, de poder sinalizar algumas coisas que nós vivenciamos no dia a dia e os pais também nos trazem situações de rotina em casa para fazermos um comparativo e aí o momento em que reafirmamos a parceria entre escola e família, porque nós temos uma linha de educação e a família traz uma outra vivencia”, ressalta Alessandra Moraes, professora do 1º ano B do Ensino Fundamental.

A ESAR segue os princípios da Pedagogia Inaciana e visa a formação integral do indivíduo, não só na parte acadêmica como também nos âmbitos socioemocional e espiritual-religioso. A formação de indivíduos Conscientes, Competentes, Compassivos, Comprometidos e Criativos é um componente essencial desse processo, que busca incentivar o estudante a explorar plenamente suas capacidades, exercer sua liberdade e agir de forma autônoma e autêntica na promoção de mudanças sociais.

Para os pais, esse encontro também rendeu grandes aprendizados, como reforça Sonia Maria, mãe do estudante Renê Campos, aluno do 2º ano B do Ensino Fundamental: “O encontro foi muito bom, hoje a professora me falou sobre comportamentos que eu não sabia que estavam acontecendo o que é bom para que eu acompanhe melhor e também converse com ele sobre isso. E acho ótimo a escola convidar e me receber para acompanhar como está o meu filho”.

Em sua fala, a professora Alessandra Moraes ainda ressalta como os pais se sentem ao receber o feedback sobre o desempenho de seus filhos: “Os pais costumam ser bem abertos ao que a gente apresenta, principalmente hoje eu senti muita satisfação dos pais em me conhecer, em conhecer a tia Alessandra que é tão falada em casa, que as crianças falam muito como amam a tia Alessandra, então nós professores também somos recebidos muito bem pelas famílias”.

A experiência destes dias dá a nós, enquanto escola, a certeza de que estamos no caminho certo e que esta parceria tão necessária precisa ser mantida e cultivada tornando-nos sempre mais próximos das famílias dos nossos educando, que são parte importantíssima deste processo de ensino aprendizagem.