Nos dias 27 e 29 de maio, realizamos a II Jornada Comunitária e a formação das equipes de melhoria na Escola Santo Rodriguez (ESAR), situada na cidade de Teresina, no Estado do Piauí/Brasil. A segunda etapa do programa do Sistema de Qualidade da Gestão Escolar – SQGE visa qualificar os processos educacionais disponibilizado pelas escolas da Companhia de Jesus, desenvolvido pela Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi).

Em 2022, vivenciamos a primeira etapa, onde analisamos a realidade da ESAR (I Jornada e trabalhos das equipes de autoavaliação). Agora em 2023, estamos empreendendo a etapa de elaboração e implementação dos projetos de melhoria (I Ciclo de Melhoria). Por meio do SQGE, nossa escola implementou um ciclo contínuo de reflexão sobre os resultados, assim definindo metas e ações que possam melhorar a aprendizagem dos estudantes e o ambiente escolar.

Com o apoio da facilitadora Cristina Cardoso (Coordenadora Pedagógica da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira no estado da Bahia), que esteve presente conosco nesta segunda etapa, o primeiro momento do encontro consistiu em uma apresentação dos resultados obtidos na etapa de auto avaliação, bem como a definição do conceito de qualidade para a Escola Santo Afonso Rodriguez. Como objetivo principal desta etapa do encontro, foram apresentados à toda comunidade educativa presente, os dois Planos de Melhorias propostos para serem construídos e posto em prática até o ano de 2025.

Nesta etapa, contamos novamente com a participação ativa de estudantes, pais, educadores docentes e não docentes, que puderam, em um segundo momento, participar de uma dinâmica em grupos que tinha como objetivo fornecer, às equipes de melhorias, suas visões sobre os resultados da autoavaliação, bem como indagar sobre as propostas de melhoria.

Aos grupos, duas perguntas foram feitas: “nos identificamos com o diagnóstico apresentado?” e “as áreas de melhoria propostas parecem responder efetivamente às tarefas que a escola deve empreender para melhorar os resultados de aprendizagem?”. As falas e conclusões foram devidamente registradas para que depois, todos juntos, pudessem socializar suas opiniões.

Ficamos felizes em ver todos os presentes empolgados e determinados a implementar as melhorias. Todo esse processo mostra que não há mudança bem-feita sem a participação de toda a comunidade escolar. Educandos, pais e escola precisam estar unidos, trabalhando lado a lado para que a ESAR seja ainda melhor.

A jornada continua

Durante os próximos anos, as duas equipes de melhorias, compostas por colaboradores de diferentes segmentos da escola, ficarão responsáveis por desenvolver projetos voltados para a Reestruturação Curricular e Formação Continuada, dentro das propostas de melhorias e do que foi absorvido durante o encontro da II Jornada; todo este processo será acompanhado, encorajado e apoiado pela Direção Geral e Direção Acadêmica, com a colaboração efetiva de todos os entes que formam esta comunidade educativa da ESAR.